Mariângela de Oliveira Abans (1)

Categoria: Ciências Exatas e da Terra Publicado: Terça, 02 Abril 2013 Escrito por Super User

(Astronomia)

Mariângela de Oliveira Abans (1) - Astrônoma. Possui graduação em bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1985). Faz doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, desde 2012. Tem experiência em pesquisa na área de Astronomia, com ênfase em Galáxias, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, fotometria, ensino, divulgação e galáxias aneladas peculiares. Dos artigos publicados destaque para “On the Morphology of the Peculiar Ring Galaxies”, produzidoem parceria com Maximiliano Luis Faundez-Abans e publicado no Astronomy & Astrophysics, em 1998.

Diferente da maioria dos pesquisadores, Mariângela revela que não possuía desde criança a vontade de trabalhar com ciência. Lembra-se de ter se encantado com a lua na infância, mas não fazia perguntas sobre o céu. Na faculdade, por algum tempo, estudou diferentes disciplinas, como física e geofísica, até enfim se apaixonar pela astronomia. Além de realizar as próprias pesquisas, hoje se empenha na divulgação da ciência. E faz questão de ressaltar que não é uma pesquisadora puramente teórica. "Eu gosto de viajar, de estar nos observatórios, de olhar as estrelas à noite da sala de comando. É uma vida de aventuras", conta. Para os jovens que pretendem ser cientistas, dá alguns conselhos. "Pense bem sobre o que você quer fazer, sobre o que você é capaz de fazer e sobre o que você pode fazer? Ter consciência desses três fatores será fundamental para que você atinja seus objetivos", conclui.

Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Outros
Área: Astronomia / Divulgação Científica

Astrônoma. Possui graduação em bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1985). Faz doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, desde 2012. Tem experiência em pesquisa na área de Astronomia, com ênfase em Galáxias, atuando principalmente nos seguintes temas: astronomia, fotometria, ensino, divulgação e galáxias aneladas peculiares. Dos artigos publicados destaque para “On the Morphology of the Peculiar Ring Galaxies”, produzidoem parceria com Maximiliano Luis Faundez-Abans e publicado no Astronomy & Astrophysics, em 1998.

Diferente da maioria dos pesquisadores, Mariângela revela que não possuía desde criança a vontade de trabalhar com ciência.  Lembra-se de ter se encantado com a lua na infância, mas não fazia perguntas sobre o céu. Na faculdade, por algum tempo, estudou diferentes disciplinas, como física e geofísica, até enfim se apaixonar pela astronomia. Além de realizar as próprias pesquisas, hoje se empenha na divulgação da ciência. E faz questão de ressaltar que não é uma pesquisadora puramente teórica. "Eu gosto de viajar, de estar nos observatórios, de olhar as estrelas à noite da sala de comando. É uma vida de aventuras", conta. Para os jovens que pretendem ser cientistas, dá alguns conselhos. "Pense bem sobre o que você quer fazer, sobre o que você é capaz de fazer e sobre o que você pode fazer? Ter consciência desses três fatores será fundamental para que você atinja seus objetivos", conclui.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Outros

Área: Astronomia / Divulgação Científica

Palavras-chaves: (Ciências; Exatas; Terra; Astronomia; Divulgação Científica)

Link para o Currículo Lattes:  

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787910T6