José Antônio Aleixo da Silva (2)

(Divulgação Científica / Bloco Carnavalesco)

José Antônio Aleixo da Silva (2) - Agrônomo e Engenheiro Florestal. Em 1975, concluiu a graduação em Agronomia e a especialização em Silvicultura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De 1976 a 1977, cursou mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pela University of Georgia (UGA), nos Estados Unidos, concluiu doutorado em Biometria e Manejo Florestal em 1986, e o pós-doutorado, em 1993. No ano de 2012, cursou pós-doutorado pela Technische Universität Berlin (TUBerlin), na Alemanha.

Dentre suas publicações, destacam-se os livros “Métodos estatísticos aplicados à pesquisa científica: Uma abordadagem para profissionais da pesquisa agropecuária”, publicado pela Imprensa Universitária da UFRPE, em 1999; e “Princípios Básicos de Dendrometria”, publicado, em 2006, pela Editora FINATEC.

Ele é um dos criadores da troça carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” que tem como principal objetivo fazer divulgação científica nos carnavais de Recife e Olinda. O primeiro boneco gigante da troça foi Albert Einstein, em comemoração ao centenário da teoria da relatividade. No ano seguinte, em 2006, houve a estreia “oficial” no carnaval das ruas do Recife Antigo. Todo ano, um cientista é homenageado com boneco gigante. O bloco passa pela rua, distribuindo filipetas sobre a história desse cientista. Uma brincadeira que virou compromisso.

Grande Área: Ciências Agrárias
Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Grande Área: Ciências Exatas e da Terra
Área: Probabilidade e Estatística