Adalberto Luis Val (2)

(Depoimento Pessoal / Escolha pela Biologia)

Adalberto Luis Val (2) – Em 1980, cursou a graduação em Ciências Biológicas pela Organização Educacional Barão de Mauá (OEBM). Concluiu Mestrado e Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 1983 e 1986, respectivamente. Entre 1990 e 1992, realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.

Em sua produção acadêmica, destacam-se o artigo “Organic phosphates in the red blood cells of fish. Comparative Biochemistry and Physiology”, publicado na Comparative Physiology, New York, em 2000. E também o livro “Fishes of the Amazon and their environment. Physiological and biochemical features”, produzido em parceria com Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, publicado pela SPRINGER-VERLAG, em 1995.

Nascido numa fazenda no interior de São Paulo, na região de Campinas, desde cedo, aprendeu a lidar com as questões ambientais, ajudando seus pais na plantação de café e na criação de gado leiteiro. Foi no Curso Técnico de Bioquímica, onde se consolidou sua decisão de estudar os peixes, não só do ponto de vista da biologia, mas também da bioquímica e da fisiologia.

Grande Área: Ciências Biológicas
Área: Fisiologia / Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Bioquímica / Farmacologia / Ecologia / Genética