Adalberto Luis Val (1)

(INPA / Biologia / Peixes da Amazônia)

Adalberto Luis Val (1) – Biólogo.Em 1980, cursou a graduação em Ciências Biológicas pela Organização Educacional Barão de Mauá (OEBM). Concluiu Mestrado e Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 1983 e 1986, respectivamente. Entre 1990 e 1992, realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.

Em sua produção acadêmica, destacam-se o artigo “Organic phosphates in the red blood cells of fish. Comparative Biochemistry and Physiology”, publicado na Comparative Physiology, New York, em 2000. E também o livro “Fishes of the Amazon and their environment. Physiological and biochemical features”, produzido em parceria com Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, publicado pela SPRINGER-VERLAG, em 1995.

Nesta entrevista, ele fala sobre a infraestrutura do INPA, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O INPA, que é referência mundial em Biologia Tropical, oferece programas de pós-graduação e de iniciação científica e possui três núcleos de pesquisas localizados nos Estados do Acre, Roraima e Rondônia.

Grande Área: Ciências Biológicas
Área: Fisiologia / Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Bioquímica / Farmacologia / Ecologia / Genética