Luiz Antonio de Oliveira (2)

(---)

Luiz Antonio de Oliveira (2) - Agrônomo. Graduou-se em Ciências Agronômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho em 1976, e realizou seu mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Concluiu o doutorado em Soil Microbiology pela University of Minnesota, no ano de 1988.

Desde 1977 é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e tem diversos artigos e livros publicados. Entre eles, destaca-se o livro “Tecnologias para a recuperação de ecossistemas e conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira”.

Luiz pretendia ser médico quando criança, mas desde a faculdade de Agronomia passou a ter a pesquisa como objetivo. Neste vídeo ele conta a felicidade que é ser cientista na Amazônia: “hoje eu penso que ganhei na loteria por ir trabalhar no INPA”. Também comenta o avanço do conhecimento na região, mas alerta que o mais importante continua sendo a formação de recursos humanos. Nesse contexto, o professor se sente gratificado por ter formado dezenas de mestres e doutores.

 

Grande Área: Ciências Agrárias
Área: Agronomia